Uma conexão sensorial com a cidade da terra e do mar

 

Paraty integra a chamada Costa Verde do estado do Rio de Janeiro e está cercada por quatro grandes áreas de conservação, bem no coração da Mata Atlântica.São 65 ilhas e mais de 300 pequenas praias - pequenas ou extensas, selvagens ou badaladas – que formam um cenário idílico de águas cristalinas e verde esmeralda, cercadas por florestas, e perfeitas para passeios de barco, stand up paddle, snorkeling, banhos de cachoeira e trilhas.

A cidade histórica, fundada no século XVII, mantém preservadas suas ruas de calçamento de pedras e casarões coloniais. A cidade foi tombada pelo IPHAN em 1958, recebeu o título de Cidade Criativa pela Gastronomia (2017), e de Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade pela UNESCO (2019).  

Dificilmente encontramos no Brasil destinos que somam tantas virtudes, como áreas de conservação, beleza cênica, cultura e história. E o que torna Paraty ainda mais única, é a forma como essas expressões permanecem vibrantes. Com dezenas de ateliês de arte, pequenas boutiques, lojas de grandes marcas e excelentes restaurantes lado a lado com igrejas e prédios históricos abertos à visitação, a cidade pulsa cultura e história em meio a paisagens de tirar o fôlego.  

Entrar no fervo ou descansar na Pousada Literária de Paraty, tanto faz – aqui se pode os dois. É como estar no meio do agito e do sossego ao mesmo tempo, sentir-se em casa no centro histórico da cidade mais interessante do eixo Rio- São Paulo. 

Da porta para dentro, uma atmosfera silenciosa e relaxante com 28 suítes e villas distribuídas em um conjunto de casarões coloniais ao redor de um jardim central, o bem-estar do Spa Poesia L’Occitane, e acesso exclusivo ao restaurante da Quintal Letras, uma das melhores experiências gastronômicas da cidade. Da porta para fora, restaurantes, ateliês e lojinhas a poucos minutos de caminhada. 

Descubra

Se Paraty é uma viagem gastronômica, eleita Cidade Criativa pela UNESCO em 2017, o Quintal das Letras é considerado um dos melhores restaurantes da cidade, lugar onde as raízes da culinária caiçara e os sabores nativos despertam os cinco sentidos, com ingredientes e orgânicos produzidos na Fazenda Bananal.

Experimente

Espaço de bem-estar, relaxamento e auto-cuidado da Pousada Literária, aberto ao público com um menu de terapias e tratamentos corporais e faciais, como hidroterapia, banhos de imersão no ofurô, aromacologia, massagens para desintoxicação, relaxamento e nutrição. As terapias são conduzidas por profissionais experientes, treinadas pela equipe internacional da L´Occitane, com produtos nacionais, importados e ervas frescas colhidas na Fazenda Bananal. 

Experimente

Vizinha à Pousada Literária, em pleno centro histórico de Paraty, a Livraria das Marés recebe viajantes e moradores para folhearem clássicos e últimos lançamentos da literatura contemporânea, e acompanharem uma curadoria de eventos super interessante. Entre prateleiras com centenas de títulos e as mesas da pâtisserie, a visita também valerá pelo papo e as indicações dos livreiros e livreiras das Marés.

Visite

A poucos minutos do centro histórico, a Fazenda Bananal é uma vivência de imersão genuína na Mata Atlântica, em uma fazenda original do século XVII, com 180 hectares de área conservada.   

A Fazenda oferece um dia de conexão com a natureza e a cultura paratiense, experiências lúdicas e educativas na floresta, trilhas, oficinas, exposições de arte e sempre uma programação especial integrada aos principais eventos da cidade.  

No restaurante da Fazenda Bananal, o menu transforma os alimentos e sabores nativos em pratos de alta gastronomia, elaborados com ingredientes orgânicos cultivados em grandes áreas de SAFs (Sistemas Agroflorestais) e hortas da Fazenda. Os enormes janelões abertos para a floresta e o pátio com mesas ao ar livre, tornam a experiência ainda mais integrada à natureza.   

Visite

Villa Mamanguá

Villa Mamanguá

A Villa Mamanguá é uma experiência que é, ao mesmo tempo, exclusiva e imersiva, no melhor do modo de viver caiçara. Uma praia reservada com apenas uma casa charmosa com dois quartos, sala, cozinha e um deck, para acordar com o som do mar, almoçar um peixe na brasa que acabou de ser pescado, estar cercado pela natureza exuberante da Mata Atlântica, balançar na rede e ver o sol se pôr.  

Tudo isso no incrível Saco do Mamanguá, uma reentrância natural na costa de Paraty que se assemelha a um “fiorde tropical”, com o padrão de conforto e serviço 24 horas da Pousada Literária. 

Reservas

RESERVAS
AGENDE SUA ESTADA

Converse com nossa Central de Reservas
e programe sua próxima experiência de viagem

Saiba mais

PARATY É A CIDADE ONDE OS CAMINHOS DO MAR E OS CAMINHOS DA TERRA SE ENCONTRAM, OU MELHOR, SE ENTROSAM

Lucio Costa, arquiteto e urbanista

Depoimentos
O que nossos hóspedes dizem

A Pousada é muito bem localizada, no Centro Histórico de Paraty. Os colaboradores são muito educados, cordiais e bem treinados (vestem a camisa do estabelecimento, literalmente). Todos, sem exceção, estão de parabéns. O serviço é de primeira! O café da manhã é muito saboroso e bem servido. O restaurante possui um cardápio muito bem elaborado e adoramos as opções que pedimos. A piscina é linda e com ótimas dimensões, permitindo boas braçadas. A Sala de Leitura é muito aconchegante e agradável, com ótimo acervo. 
Nelson Horimoto
Simplesmente divino. Excelente hotel, com uma recepção e atendimento incríveis. Café da manhã de alta qualidade e em qualquer horário, inclusive no quarto. O quarto simplesmente maravilhoso, espaçoso e superconfortável, com travesseiros macios e toalhas super felpudas, com produtos da L'Occitane. Um refúgio para namorar e descansar. Experiências incríveis. Gastronomia excelente. Não vejo a hora de voltar.
Marcia A
Estadia perfeita, charme e exclusividade! Pousada incrível, estrutura, serviço. É sem dúvida uma pousada boutique. Charme por lá não falta! Amamos e nos sentimos únicos, desde o momento que fizemos a reserva pelo telefone até o check-out. Limpeza impecável, área comum cheia de charme, comidas e drinks perfeitos.
Ana Tambasco
Ótima experiência. A pousada fica localizada na principal rua do centro histórico de Paraty. O quarto em que fiquei hospedada era amplo, bem decorado e confortável. Café da manhã sensacional, com ótima variedade e tudo muito gostoso. Adorei conhecer o juçaí, o açaí da Mata Atlântica. Sem falar que o waffle de pão de queijo é divino! No mais, o ambiente da pousada é clean, com uma bonita área verde e piscina disponível.
Patrícia Peres
A pousada é uma das melhores que eu já fiquei! É um paraíso no meio do centro histórico. A área da piscina é muito gostosa, e o café da manhã é incrível! O serviço e o atendimento são nota 10. Com certeza voltarei :) 
Nathalia Sacks

Experiências
Sinta. Veja. Escute. Toque. Prove. Viaje.

Roteiro Ideal 
uma Experiência Memorável