Paraty integra a chamada Costa Verde do estado do Rio de Janeiro e está cercada por quatro grandes áreas de conservação, bem no coração da Mata Atlântica.São 65 ilhas e mais de 300 pequenas praias - pequenas ou extensas, selvagens ou badaladas – que formam um cenário idílico de águas cristalinas e verde esmeralda, cercadas por florestas, e perfeitas para passeios de barco, stand up paddle, snorkeling, banhos de cachoeira e trilhas.
A cidade histórica, fundada no século XVII, mantém preservadas suas ruas de calçamento de pedras e casarões coloniais. A cidade foi tombada pelo IPHAN em 1958, recebeu o título de Cidade Criativa pela Gastronomia (2017), e de Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade pela UNESCO (2019).
Dificilmente encontramos no Brasil destinos que somam tantas virtudes, como áreas de conservação, beleza cênica, cultura e história. E o que torna Paraty ainda mais única, é a forma como essas expressões permanecem vibrantes. Com dezenas de ateliês de arte, pequenas boutiques, lojas de grandes marcas e excelentes restaurantes lado a lado com igrejas e prédios históricos abertos à visitação, a cidade pulsa cultura e história em meio a paisagens de tirar o fôlego.
Entrar no fervo ou descansar na Pousada Literária de Paraty, tanto faz – aqui se pode os dois. É como estar no meio do agito e do sossego ao mesmo tempo, sentir-se em casa no centro histórico da cidade mais interessante do eixo Rio- São Paulo.
Da porta para dentro, uma atmosfera silenciosa e relaxante com 28 suítes e villas distribuídas em um conjunto de casarões coloniais ao redor de um jardim central, o bem-estar do Spa Poesia, e acesso exclusivo ao restaurante da Quintal Letras, uma das melhores experiências gastronômicas da cidade. Da porta para fora, restaurantes, ateliês e lojinhas a poucos minutos de caminhada.
Se Paraty é uma viagem gastronômica, eleita Cidade Criativa pela UNESCO em 2017, o Quintal das Letras é considerado um dos melhores restaurantes da cidade, lugar onde as raízes da culinária caiçara e os sabores nativos despertam os cinco sentidos, com ingredientes e orgânicos produzidos na Fazenda Bananal.
Espaço de bem-estar, relaxamento e auto-cuidado da Pousada Literária, aberto ao público com um menu de terapias e tratamentos corporais e faciais, como hidroterapia, banhos de imersão no ofurô, aromacologia, massagens para desintoxicação, relaxamento e nutrição. As terapias são conduzidas por profissionais experientes, com produtos nacionais, importados e ervas frescas colhidas na Fazenda Bananal.
Vizinha à Pousada Literária, em pleno centro histórico de Paraty, a Livraria das Marés recebe viajantes e moradores para folhearem clássicos e últimos lançamentos da literatura contemporânea, e acompanharem uma curadoria de eventos super interessante. Entre prateleiras com centenas de títulos e as mesas da pâtisserie, a visita também valerá pelo papo e as indicações dos livreiros e livreiras das Marés.
A poucos minutos do centro histórico, a Fazenda Bananal é uma vivência de imersão genuína na Mata Atlântica, em uma fazenda original do século XVII, com 180 hectares de área conservada.
A Fazenda oferece um dia de conexão com a natureza e a cultura paratiense, experiências lúdicas e educativas na floresta, trilhas, oficinas, exposições de arte e sempre uma programação especial integrada aos principais eventos da cidade.
No restaurante da Fazenda Bananal, o menu transforma os alimentos e sabores nativos em pratos de alta gastronomia, elaborados com ingredientes orgânicos cultivados em grandes áreas de SAFs (Sistemas Agroflorestais) e hortas da Fazenda. Os enormes janelões abertos para a floresta e o pátio com mesas ao ar livre, tornam a experiência ainda mais integrada à natureza.
A Villa Mamanguá é uma experiência que é, ao mesmo tempo, exclusiva e imersiva, no melhor do modo de viver caiçara. Uma praia reservada com apenas uma casa charmosa com dois quartos, sala, cozinha e um deck, para acordar com o som do mar, almoçar um peixe na brasa que acabou de ser pescado, estar cercado pela natureza exuberante da Mata Atlântica, balançar na rede e ver o sol se pôr.
Tudo isso no incrível Saco do Mamanguá, uma reentrância natural na costa de Paraty que se assemelha a um “fiorde tropical”, com o padrão de conforto e serviço 24 horas da Pousada Literária.
Converse com nossa Central de Reservas
e programe sua próxima experiência de viagem
Lucio Costa, arquiteto e urbanista