Trancoso é um dos distritos de Porto Seguro e ao lado de Vale Verde, Arraial D'Ajuda, Coroa Vermelha, Caraíva, e Santa Cruz de Cabrália, faz parte da Rota do Descobrimento, no sul da Bahia.
Um dos vilarejos mais antigos do Brasil, Trancoso foi fundada pelos jesuítas ainda no século XVI. Esse canto raro, precioso e isolado do país, foi novamente descoberto na década de 1970, dessa vez por um grupo de hippies que se encantou com a magia do lugar. De lá para cá, entre pescadores, artesãos e viajantes em busca de paz e amor, Trancoso ganhou um número cada vez maior de visitantes inspirados pelo mar verde, a areia branquinha, corais e coqueirais.
Hoje, o vilarejo é uma vila charmosa e badalada e o Quadrado reúne em suas antigas casas coloridas, tombadas pelo IPHAN, restaurantes sofisticados, bares descolados, cafés, lojinhas charmosas e ateliês, com a icônica Igreja São João Batista ao fundo.
A poucos minutos do Quadrado, a Pousada Tutabel está imersa na exuberância da Mata Atlântica: chegar na Praia de Itapororoca, uma das bonitas e preservadas da região é, provavelmente, a definição na terra (ou na areia) de paraíso.
A sensação é de casa de praia. Uma praia quase só sua, com mais conchas do que banhistas. De um lado você tem o mar, do outro a floresta. No meio, a Pousada imersa na restinga. Cada canto um convite para desacelerar e se conectar com a natureza exuberante da Bahia. A imersão na cultura baiana também acontece pela gastronomia, com um menu inspirado nos sabores e aromas nativos.
A Pousada Tutabel tem o conforto de apenas 18 suítes, piscina, academia, sauna, experiências na praia e na floresta, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural.
Vizinha à Pousada Tutabel, a RPPN Rio do Brasil é um reserva ambiental com 975 hectares, linda e generosa, e casa de várias espécies ameaçadas de extinção, como o Papagaio Chauá e o beija-flor mais raro do mundo, o Rabo Branco de Margarette, e que promove o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental dos visitantes, sejam moradores da região ou turistas.
Na RPPN Rio do Brasil os visitantes vivenciam não apenas uma imersão na floresta, mas também no tempo e na história, ao experimentar navegar de caiaque no ‘primeiro rio mapeado do país’.
Converse com nossa Central de Reservas
e programe sua próxima experiência de viagem